Pular para o conteúdo principal

UP estende mão às Universidades Save e Rovuma

  

Por: Jaime Inácio/ Visao Pontual Notícias

Universidade Pedagógica de Maputo assina memorando de entendimento junto da Universidade do Rovuma e UniSave, um acordo de cooperação no domínio da gestão académica, administrativa, formação, investigação, pesquisa e extensão. 

O memorando ora assinado tem como objectivo, garantir a colaboração nos domínios referidos na clausula primeira, com finalidade de facilitar e desenvolver uma relação significativa e mutuamente  benéfica, tal como afirmou Jorge Ferrão, reitor da Universidade Pedagógica de Moçambique.

O presente memorando de entendimento que acabamos de assinar reflete a continuidade das relações de irmandade e de cooperação que já existiam entre as partes, e para nós é uma oportunidade para massificar a instituição” Disse Jorge Ferrão.

Para o reitor da Universidade Save e Universidade Rovuma, representado pelos seus reitores Professor Doutor Manuel de Morais e Mário Brito Dos Santos, afirmam “que  já era sem tempo para a assinatura de um memorando com Universidade Pedagógica, e creditam que com esta, abre se um espaço para a interactividade institucional”.

UP busca referencias internacionais para a sua robustez 

Durante o evento houve também espaço das conclusão as assinatura de um acordo entre a UP e Universidade Laipses da Alemanha, iniciado no ano passado com objectivo de intercâmbio académico, a qual Jorge Ferrão apelidou de parceria de estrema importância sendo que constitui a génese da Universidade Pedagógica do país.

Maria Alice, Doutora da Cooperação da Universidade Laipse da Alemanha mostrou se feliz com a nova caminhada restabelecida entre as duas Unidade académicas e acredita em uma cooperação sólida e produtiva. 

O evento teve lugar na manha desta quarta-feira, na reitoria da Universidade Pedagógica em Maputo, que membros das instituições do ensino superior e representatividades do exterior no caso da Universidade laipses da republica alemã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Todo Moçambicano é chamado a trabalhar pela pacificação do país" Bernardino Rafael

Por: Jaime Inácio/ Visão Pontual Notícias Bernardino Rafael diz que este não é um momento para procurar justificações em torno do que tem vindo a acontecer na região norte do pais, mas sim um espaço oportuno em que todos moçambicanos precisam arranjar forma de ajudar na pacificação do país. Segundo Rafael, “o discurso do presidente da Republica é sempre de apelo aos moçambicanos, a acompanharem e participarem no processo de pacificação do pais e ajudar sobre tudo, na resolução dos entraves que acontece nos cinco distritos de norte do país”. Bernardino Rafael, comandante geral da Policia da republica de Moçambique, que falava momentos depois da cerimonia de deposição de coroa de flores, por efeméride da passagem de 44 anos da dependência de Moçambique, a 25 de Junho de 1975, que teve lugar na manha desta terça-feira na praça dos heróis Moçambicanos em Maputo.

Sorteio da taça de Moçambique dita grandes duelos ao nível do futebol nacional.

Por: Jaime Inácio Sitoe Teve lugar na manhã desta sexta-feira na sede da TMCEL em Maputo, o sorteio dos quartos de final da taça de Moçambique a segunda maior competição ao nível de futebol no país,  a decorrer em duas mãos, sendo que a primeira será no dia 17 de julho e a segunda a 31 de Agosto. Refirir que estão qualificados para os quartos-de-final as seguintes 8 equipas: Desportivo de Maputo, Ferroviário de Maputo, Associação Black Bulls, Clube de Chibuto, União Desportiva de Songo, Liga Desportiva de SofalaT, Textáfricade Chimoio, Ferroviário de Nacala. Eis os jogos os quartos de final da tactde Moçambique edição 2010 Desporivo de Maputo vs Liga Desportiva de Sofala União desportiva do sonho vs Ferroviário de Nacala Textáfrica de Chimoio vs Clube de Chibuto  Associação Black Bulls vs Ferroviário de Maputo 

Mulher Moçambicana cada vez mais longe da intervenção nos Processos Eleitorais avança Gender Links

Por: Jaime Inácio 15 depois da realização das eleições gerais, a Gender Links Moçambique,  uma Organização Não-Governamental que trabalha na defesa pelos direitos e interesses da mulher, convidou nesta sexta-feira a imprensa para apresentação de dados relativos ao papel da mulher moçambicana no quadro político nacional e experiências desta durante o processo eleitoral. A coordenadora do movimento Alice Banze, afirma que os estados assinantes da agenda 2030, no contexto da conquista do terreno e dinamismo por parte da mulher, vem mostrando imperfeição daí a necessidade de constatar o paradigma doravante, resolver o infortúnio. Segundo a fonte, não cabe só a Gender Links mobilizar e dinamizar o empoderamento da mulher em posições de governação ou liderança, como também reconhece o papel da mídia na expansão dos valores que ela garega. Jacinta Namitambo, jornalista Sénior da Rádio Moçambique falou em nome das mulheres jornalistas no país engajados na cobertura de ...