Pular para o conteúdo principal

Moçambique vence as Ilhas Maurícias e garante lugar na fase de grupos zona africana do acesso ao Mundial Qatar 2022.


Foto: Eliseu Patife

Por: Ronaldo Domingos/ Visão Pontual Notícias

A seleção nacional de futebol “Mambas” carimba o passaporte para a fase de grupos zona africana de acesso ao Mundial Qatar 2022, ao derrotar a seleção das Ilhas Maurícias por 2-0 no Estádio Nacional do Zimpeto.
 Moçambique vinha com uma vantagem de uma bola a zero vitoria esta que foi alcançada na ultima quarta-feira nas Maurícias, golo madrugador ao passar do minuto seis por intermedio do camisola 7 Telinho que não alinhou no joga da segunda mão por conta de uma lesão.

Os confiados do LG

O selecionador dos Mambas Luis Gonsalves chamou para o onze inicial o: Franque na baliza, defesas Zeinadine, Sidique, Mexer e Reinildo, Kambala e Kito mais para o meio, Geny e Witi nas alas e Latifo e Clésio mais avançados, foi com este onze que Luís Goncalves terminou os primeiros 45 minutos do jogo a vencer por uma bola a zero golo este que foi marcado por Clésio ao passar do minuto 5 da primeira parte, Moçambique poderia ter saído para o intervalo com uma larga vantagem. Ao passar do minuto 14 do jogo o Estádio vibrou por ver a combinação por parte de Witi e Reinildo jogadores que protagonizaram uma partida de futebol já mais vista no Zimpeto.

Durante os primeiros 45 minutos da partida, não se fez  sentir a seleção das Maurícias que praticamente não teve remates enquadrados à baliza, entretanto, os Mambas tiveram o total domínio e com mais posse de bola mais ataque e remates enquadrados com a baliza adversaria.

Na segunda parte viu se a seleção Nacional a baixar do nível e deixando os Mauricianos  crescendo no jogo, perpetrando outra dinâmica do jogo obrigando os mambas a cometerem falhas na sua construção de passes rápidos.

Não tardou para a seleção de todos nós voltar a dominar o jogo criando lances de perigo para Mauricias que teve dificuldades de sair a jogar do seu meio campo, ao passar do minuto 21” da segunda parte Luis Goncalves fez aquela que era a primeira substituição onde Kito cedeu o seu lugar para Geraldo.

Reinildo e Witi mais uma vez voltaram a levantar o Estado Nacional pelo espetáculo que davam na saída da ala esquerda. Ao passar do minuto 76 com abola na grande área o jogador apita grande penalidade a favor dos Mambas onde chamou-se o jovem de 18 anos que estreou com um golo Geny, aos minutos 77 não perdoou e mandou a bola para o fundo das malhas e colocou Moçambique mais confiante na qualificação.

Goncalves voltou a mexer tirando Latifo entrando para o seu lugar Miquissone e antes tinha tirado o Clésio e chamou Edmilson para o jogo.

"Fomos Superiores e dominadores" Luís Gonçalves




Depois da partida Luís Goncalves disse “ O jogadores vinham com o processo traumatizante e acima de tudo a minha preocupação foi ter  transmitido segurança e estabilidade ao grupo, fomos competentes seguros e calculistas” acrescentou dizendo “ não faco substituições só porque o publico pede faco pela minha cabeça”

Witi mostrou-se feliz e parabenizou o grupo pela vitoria acrescentou que equipe vai trabalhar para trazer resultados e o jogador dos Mambas não esqueceu da fúria dos adeptos “ Acho que o povo esta feliz pela vitoria e fizemos as pazes”.

Sem deixar de lado o jovem Moçambicano  Geny que mostrou-se feliz por ter estreado pela seleção principal. "A estreia foi uma maravilha e com muito orgulho com meus 18 anos estrear na equipe A são poucos jogadores que são chamados para a equipe principal". Acrescento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Todo Moçambicano é chamado a trabalhar pela pacificação do país" Bernardino Rafael

Por: Jaime Inácio/ Visão Pontual Notícias Bernardino Rafael diz que este não é um momento para procurar justificações em torno do que tem vindo a acontecer na região norte do pais, mas sim um espaço oportuno em que todos moçambicanos precisam arranjar forma de ajudar na pacificação do país. Segundo Rafael, “o discurso do presidente da Republica é sempre de apelo aos moçambicanos, a acompanharem e participarem no processo de pacificação do pais e ajudar sobre tudo, na resolução dos entraves que acontece nos cinco distritos de norte do país”. Bernardino Rafael, comandante geral da Policia da republica de Moçambique, que falava momentos depois da cerimonia de deposição de coroa de flores, por efeméride da passagem de 44 anos da dependência de Moçambique, a 25 de Junho de 1975, que teve lugar na manha desta terça-feira na praça dos heróis Moçambicanos em Maputo.

Sorteio da taça de Moçambique dita grandes duelos ao nível do futebol nacional.

Por: Jaime Inácio Sitoe Teve lugar na manhã desta sexta-feira na sede da TMCEL em Maputo, o sorteio dos quartos de final da taça de Moçambique a segunda maior competição ao nível de futebol no país,  a decorrer em duas mãos, sendo que a primeira será no dia 17 de julho e a segunda a 31 de Agosto. Refirir que estão qualificados para os quartos-de-final as seguintes 8 equipas: Desportivo de Maputo, Ferroviário de Maputo, Associação Black Bulls, Clube de Chibuto, União Desportiva de Songo, Liga Desportiva de SofalaT, Textáfricade Chimoio, Ferroviário de Nacala. Eis os jogos os quartos de final da tactde Moçambique edição 2010 Desporivo de Maputo vs Liga Desportiva de Sofala União desportiva do sonho vs Ferroviário de Nacala Textáfrica de Chimoio vs Clube de Chibuto  Associação Black Bulls vs Ferroviário de Maputo 

Mulher Moçambicana cada vez mais longe da intervenção nos Processos Eleitorais avança Gender Links

Por: Jaime Inácio 15 depois da realização das eleições gerais, a Gender Links Moçambique,  uma Organização Não-Governamental que trabalha na defesa pelos direitos e interesses da mulher, convidou nesta sexta-feira a imprensa para apresentação de dados relativos ao papel da mulher moçambicana no quadro político nacional e experiências desta durante o processo eleitoral. A coordenadora do movimento Alice Banze, afirma que os estados assinantes da agenda 2030, no contexto da conquista do terreno e dinamismo por parte da mulher, vem mostrando imperfeição daí a necessidade de constatar o paradigma doravante, resolver o infortúnio. Segundo a fonte, não cabe só a Gender Links mobilizar e dinamizar o empoderamento da mulher em posições de governação ou liderança, como também reconhece o papel da mídia na expansão dos valores que ela garega. Jacinta Namitambo, jornalista Sénior da Rádio Moçambique falou em nome das mulheres jornalistas no país engajados na cobertura de ...