Moçambique vence as Ilhas Maurícias e garante lugar na fase de grupos zona africana do acesso ao Mundial Qatar 2022.
![]() |
Foto: Eliseu Patife |
Por: Ronaldo Domingos/ Visão Pontual Notícias
A seleção nacional de futebol “Mambas” carimba o passaporte para a fase de grupos zona africana de acesso ao Mundial Qatar 2022, ao derrotar a seleção das Ilhas Maurícias por 2-0 no Estádio Nacional do Zimpeto.
Moçambique vinha com uma vantagem de uma bola a zero vitoria esta que foi alcançada na ultima quarta-feira nas Maurícias, golo madrugador ao passar do minuto seis por intermedio do camisola 7 Telinho que não alinhou no joga da segunda mão por conta de uma lesão.
Os confiados do LG
O selecionador dos Mambas Luis Gonsalves chamou para o onze inicial o: Franque na baliza, defesas Zeinadine, Sidique, Mexer e Reinildo, Kambala e Kito mais para o meio, Geny e Witi nas alas e Latifo e Clésio mais avançados, foi com este onze que Luís Goncalves terminou os primeiros 45 minutos do jogo a vencer por uma bola a zero golo este que foi marcado por Clésio ao passar do minuto 5 da primeira parte, Moçambique poderia ter saído para o intervalo com uma larga vantagem. Ao passar do minuto 14 do jogo o Estádio vibrou por ver a combinação por parte de Witi e Reinildo jogadores que protagonizaram uma partida de futebol já mais vista no Zimpeto.
Durante os primeiros 45 minutos da partida, não se fez sentir a seleção das Maurícias que praticamente não teve remates enquadrados à baliza, entretanto, os Mambas tiveram o total domínio e com mais posse de bola mais ataque e remates enquadrados com a baliza adversaria.
Na segunda parte viu se a seleção Nacional a baixar do nível e deixando os Mauricianos crescendo no jogo, perpetrando outra dinâmica do jogo obrigando os mambas a cometerem falhas na sua construção de passes rápidos.
Não tardou para a seleção de todos nós voltar a dominar o jogo criando lances de perigo para Mauricias que teve dificuldades de sair a jogar do seu meio campo, ao passar do minuto 21” da segunda parte Luis Goncalves fez aquela que era a primeira substituição onde Kito cedeu o seu lugar para Geraldo.
Reinildo e Witi mais uma vez voltaram a levantar o Estado Nacional pelo espetáculo que davam na saída da ala esquerda. Ao passar do minuto 76 com abola na grande área o jogador apita grande penalidade a favor dos Mambas onde chamou-se o jovem de 18 anos que estreou com um golo Geny, aos minutos 77 não perdoou e mandou a bola para o fundo das malhas e colocou Moçambique mais confiante na qualificação.
Goncalves voltou a mexer tirando Latifo entrando para o seu lugar Miquissone e antes tinha tirado o Clésio e chamou Edmilson para o jogo.
"Fomos Superiores e dominadores" Luís Gonçalves
Depois da partida Luís Goncalves disse “ O jogadores vinham com o processo traumatizante e acima de tudo a minha preocupação foi ter transmitido segurança e estabilidade ao grupo, fomos competentes seguros e calculistas” acrescentou dizendo “ não faco substituições só porque o publico pede faco pela minha cabeça”
Witi mostrou-se feliz e parabenizou o grupo pela vitoria acrescentou que equipe vai trabalhar para trazer resultados e o jogador dos Mambas não esqueceu da fúria dos adeptos “ Acho que o povo esta feliz pela vitoria e fizemos as pazes”.
Sem deixar de lado o jovem Moçambicano Geny que mostrou-se feliz por ter estreado pela seleção principal. "A estreia foi uma maravilha e com muito orgulho com meus 18 anos estrear na equipe A são poucos jogadores que são chamados para a equipe principal". Acrescento
Comentários
Postar um comentário