Pular para o conteúdo principal

Primeiro-Ministro participa na 4ª Sessão Especial das Nações Unidas sobre água e desastres, em Nova Iorque, Estados Unidos da América.


Por: Redacção/ Visão Pontual Noticias

Segundo um informe enviado a imprensa na manha deste sábado, o Primeiro-Ministro Carlos Agostinho do Rosário, participa, nesta sessão a decorrer no dia 24 de Junho do mês em curso, em representação do Presidente do Estadista moçambicano Filipe Jacinto Nyusi.

A referida Sessão Especial cujo tema é “Reconstrua melhor a partir do Ciclone Idai e Kenneth - Lições aprendidas e acções para reduzir o impacto das mudanças climáticas no futuro” irá decorrer numa altura em que Moçambique ainda se ressente dos efeitos devastadores provocados pela passagem destes dois ciclones e se desencadeiam esforços, a nível governamental, para a reconstrução pós-ciclones, enquanto se assiste, em todo o mundo, a ocorrência de eventos climáticos extremos com impacto destruidor.  

Um dos Objectivos principais da Sessão Temática Especial é o de mobilizar esforços globais para que a questão dos eventos extremos relacionados com a água esteja no centro das medidas de adaptação às mudanças climáticas em prol do desenvolvimento sustentável.

O Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, irá discursar no decurso da Sessão Plenária de Abertura, no dia 24 de Junho, a par das intervenções dos Representantes do Sistema das Nações Unidas (Presidente do Painel de peritos e líderes de Alto Nível sobre água e Desastres, Secretário Geral da ONU, Presidente da 73ª Sessão da AGONU, do Enviado Especial do SG da ONU sobre Cimeira 2019 de Acção do Clima).  

Nesta deslocação, Sua Excelência o Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, far-se-á acompanhar pela S.Excia Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela Lucas; pelo Director Executivo do Gabinete de Reconstrução pós-calamidades, Francisco Pereira; pelo Director Geral Adjunto do Instituto Nacional de Meteorologia, Mussa Mustafa; quadros do Gabinete do Primeiro-Ministro, do Ministério dos Negócios Estrangeiros e de outras instituições do Estado 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Todo Moçambicano é chamado a trabalhar pela pacificação do país" Bernardino Rafael

Por: Jaime Inácio/ Visão Pontual Notícias Bernardino Rafael diz que este não é um momento para procurar justificações em torno do que tem vindo a acontecer na região norte do pais, mas sim um espaço oportuno em que todos moçambicanos precisam arranjar forma de ajudar na pacificação do país. Segundo Rafael, “o discurso do presidente da Republica é sempre de apelo aos moçambicanos, a acompanharem e participarem no processo de pacificação do pais e ajudar sobre tudo, na resolução dos entraves que acontece nos cinco distritos de norte do país”. Bernardino Rafael, comandante geral da Policia da republica de Moçambique, que falava momentos depois da cerimonia de deposição de coroa de flores, por efeméride da passagem de 44 anos da dependência de Moçambique, a 25 de Junho de 1975, que teve lugar na manha desta terça-feira na praça dos heróis Moçambicanos em Maputo.

Sorteio da taça de Moçambique dita grandes duelos ao nível do futebol nacional.

Por: Jaime Inácio Sitoe Teve lugar na manhã desta sexta-feira na sede da TMCEL em Maputo, o sorteio dos quartos de final da taça de Moçambique a segunda maior competição ao nível de futebol no país,  a decorrer em duas mãos, sendo que a primeira será no dia 17 de julho e a segunda a 31 de Agosto. Refirir que estão qualificados para os quartos-de-final as seguintes 8 equipas: Desportivo de Maputo, Ferroviário de Maputo, Associação Black Bulls, Clube de Chibuto, União Desportiva de Songo, Liga Desportiva de SofalaT, Textáfricade Chimoio, Ferroviário de Nacala. Eis os jogos os quartos de final da tactde Moçambique edição 2010 Desporivo de Maputo vs Liga Desportiva de Sofala União desportiva do sonho vs Ferroviário de Nacala Textáfrica de Chimoio vs Clube de Chibuto  Associação Black Bulls vs Ferroviário de Maputo 

Mulher Moçambicana cada vez mais longe da intervenção nos Processos Eleitorais avança Gender Links

Por: Jaime Inácio 15 depois da realização das eleições gerais, a Gender Links Moçambique,  uma Organização Não-Governamental que trabalha na defesa pelos direitos e interesses da mulher, convidou nesta sexta-feira a imprensa para apresentação de dados relativos ao papel da mulher moçambicana no quadro político nacional e experiências desta durante o processo eleitoral. A coordenadora do movimento Alice Banze, afirma que os estados assinantes da agenda 2030, no contexto da conquista do terreno e dinamismo por parte da mulher, vem mostrando imperfeição daí a necessidade de constatar o paradigma doravante, resolver o infortúnio. Segundo a fonte, não cabe só a Gender Links mobilizar e dinamizar o empoderamento da mulher em posições de governação ou liderança, como também reconhece o papel da mídia na expansão dos valores que ela garega. Jacinta Namitambo, jornalista Sénior da Rádio Moçambique falou em nome das mulheres jornalistas no país engajados na cobertura de ...