Pular para o conteúdo principal

PR e líder da RENAMO avaliam grau de execução das decisões com vista a paz efectiva


Por: Redação

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi e o Presidente da Renamo, Ossufo Momade, reuniram-se, a 2 de Junho de 2019, na Cidade de Chimoio, Província de Manica. 


A reunião tinha como objectivo avaliar o grau de execução das decisões resultantes das reuniões anteriores, realizadas a 27 de Fevereiro e 7 de Março de 2019, na Cidade de Maputo.

A reunião de Chimoio definiu o roteiro para os próximos dias, no contexto do diálogo com vista ao alcance da paz definitiva, tendo em conta o limitado tempo que nos separa das eleições de 15 de Outubro próximo.

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi e o Presidente da RENAMO, Ossufo Momade,constataram haver condições para o desfecho do processo de DDR, considerando a evolução do processo de descentralização e os passos dados pela Comissão de Assuntos Militares, assessorada pelos Peritos Internacionais.

Durante o encontro, ambas as partes foram unânimes que chegou o momento de cessação definitiva de hostilidades militares e,consequentemente, a assinatura do Acordo de Paz e o início imediato da reintegração, na sociedade, dos guerrilheiros da RENAMO.

Foi reajustado o cronograma, definindo prazos para o início do DDR no mês de Junho, o regresso e a reintegração dos guerrilheiros da RENAMO para o mês de Julho, assim como o período para a assinatura do Acordo de Cessação Definitiva das Hostilidades Militares, precedida do DDR e a assinatura do Acordo de Paz Definitiva,  atéprincípios de Agosto de 2019, sem prejuízo da continuidade do diálogo, como medida de reforço de confiança entre as Partes.

O Presidente da República e o Presidente da RENAMO, acordaram a iniciar a preparação da Conferência Internacional para a mobilização de fundos para a implementação da Reintegração.

O encontro, mais uma vez, decorreu num ambiente fraternal e de abertura, focalizado para o alcance das mais nobres aspirações dos moçambicanos de viver num país em paz, estável e de justiça social, onde todos os moçambicanos têm oportunidades iguais.

O Presidente da República, Presidente Filipe Nyusi e o Presidente da RENAMO, Ossufo Momade, exortam a todos os moçambicanos e a comunidade internacional a observar a calma, pois os passos dados e o seu ritmo, só podem justificar o interesse colectivo prevalecente que é de alcançar uma paz definitiva e duradoura, pelo que se exige o apoio de todos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parque do zimpeto dispõe de mudanças na vedação e munícipes acreditam em mudanças

Por: Jaime Inácio/VisaV Pontual Notícias O terminal de transporte público  de zimpeto, está  beneficiar de uma restruturação na  vedação, entretanto, os  usuários creditam em melhores dias para aquele ponto de encontro de vários munícipes provenientes de bairros como Boquisso Mukhatine, Magoanine C, Muhalaze,  Intaka etc. Munícipes abordados pela nossa equipa, não só apontam o problema de vedação, como também a onda de criminalidade que vem crescendo nos últimos dias perpetrados durante o dia. "Acho que com a construção desta vedação de muro de bloco, o parque vai ter outra imagem e talvez deminuir o índice de criminalidade..." Apontou Djimo, transportador semi-coletivo de passageiros. Há quem não prespectiva bons dias, pois a construção do parque é indevida, sendo que a entrada e saída do parque está mal posicionada. " Para além do muro de vedação acho que podia se pensar em novos portões, zimpeto tem um terminal de chapas com maior espaço mas a entra...

Carta para você que quer desistir da Escola Superior de Jornalismo

Por: José Dinis Mapanga,  Educador e Motivador É verdade que: o valor de matrículas é alto, de recorrência é alto, as pautas demoram afixar, todos nós sabemos, mas vêm cá você: Existem 3 tipos de problemas na vida que são: 1. Problema por resolver; 2. Problema por ignorar e 3. Problema por conviver com ele.

Greve em Zimpeto pela subida do preço do valor de Suborno

Subida de taxa de suborno na rota Zimpeto costa do Sol via Circular, paraliza os transportadores semi-coletivos de passageiros no parque do Zimpeto.   Por: José Dinis Mapanga A rota zimpeto costa do Sol não tem "chapas", transportadores de passageiros estão em greve esta manhã do dia 06 de Maio de 2019, são até o momento cerca de 15 carros "mini-bus" parqueados ao lado do Estádio Nacional de Zimpeto e com os respectivos motoristas e cobradores entre os cânticos e batucadas de lata. Questionados acerca do motivo da greve, são unânimes em afirmar que estão manifestando contra a postura habitualmente pautada pela polícia Municipal, a de cobrança ilícita de valores a transportadores, mas o facto que vem a piorar é que a taxa de Suborno subiu, diferentemente dos habituais 50 e 100 mtn, agora está entre 300 a 500 mtn, facto que deixa-os indignados e sem forças para trabalhar, enquanto do lado de fora acontece a greve dos transportadores semi-colectivos, do lado...