Pular para o conteúdo principal

Quero a minha parte!



Por:  José Dinis Mapanga

Feliz aniversário para mim! Meu aniversário vem com muitas coincidências, gosto de uma vida não publicada, mas algo me fez desistir dessa contenção de dados e de vida oculta. Bem, meu aniversário será no dia 27 de Abril, justamente no sétimo dia da semana, que é o sábado, se cá entre nós a justiça fosse justa, eu mereceria a vigésima sétima viatura capturada das mãos da sua excelência, não só por coincidência do dia 27 como também pelos 27 anos que estão sendo feitos por debaixo de um desemprego causado por esses escândalos de corrupção, sinto nas 27 viaturas que a última na contagem é e devia ser para mim. Desempregado e sem abrigo aniversariante do sétimo dia que é o sábado, penso que por coincidência e outros factores eu mereço ser atribuído o sétimo imóvel dos capturados da sua excelência. Em fim eu preciso e espero que o meu vigésimo sétimo ano de vida, feitos em coincidência no sétimo dia da semana, me seja surpreendido com a vigésima viatura e o sétimo imóvel. é para já!

Está cada vez mais claro que a prisão não são as grades, há tantos livres limitados e outros presos com manobras de vida, gozando de mais direitos que suas vítimas, na prisão se faz coisas valiosas, o primeiro volume da considerada bíblia Nazista que compõe o mein Kampf resulta das reflexões de um prisioneiro, aquele que fora da prisão só conseguiu exterminar e criar divisões entre os homens, o nome dele era Hitler, o pior dos pseudo alemães. Na África do sul um Homem preso conseguiu diariamente forjar uma filosofia útil baseada nos mais dos nobres valores humanos, o perdão, aquela que seria a prisão para cultivar o ódio, a vingança e o desejo de terrorismo como revanche, virou numa grande escola da pedagogia da reconciliação, os brancos pensando que iam atrofiar a mente de um visionário revolucionário, ofereceram a prisão, e o visionário tornou nela o banco de descanso para reflexão sobre os projectos de uma nova nação.

A experiência prova que a prisão não pune os corruptos, muito menos os revolucionários, se se provar que houve participação nos escândalos é preciso recuperar os bens a favor das vitimas, há uma lógica por detrás disto, como diz o preocupado Juma Aiuba, é possível se constituir um Estado forte por detrás das grades, a prisão só dói quando as chaves estão com o porteiro, e pelos vistos, estes prisioneiros até entram com o ramo das chaves de todas as portas das instituições que fazem funcionar o estado, tememos a RPM (República Prisional de Moçambique), governo dos filhos e pais deles! O modelo Mwangolé de devolução de bens, de repatriamento de capitais até aqui mostra se viável, prender sem recuperar, ou recuperar migalhas é uma lástima, estive ontem a usar a calculadora para ver o equilíbrio entre 27 carros, 7 imóveis com os 100 milhões, não achei, tive de me consolar com a honra perdida, imagem chamuscada e uma mulher devidamente apedrejada moralmente, mas daqui a pouco há-de vir ali dar uma palestra sobre a poupança e outros luxos impossíveis ao cidadão comum!


Comentários

  1. Feliz aniversario ilustre, estas em pleno gozo dos teus direitos exigindo algo que mereces, amandla

    ResponderExcluir
  2. Cheguei,chegando mesmo com atrasos o importante são as palavras,não podia deixar passar o dia de uma grande figura como a sua pessoa tendo,em diante t felecitar um Feliz aniversário , que sempre goze de uma boa saúde e que continuem ser essa pessoa bondoso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"Todo Moçambicano é chamado a trabalhar pela pacificação do país" Bernardino Rafael

Por: Jaime Inácio/ Visão Pontual Notícias Bernardino Rafael diz que este não é um momento para procurar justificações em torno do que tem vindo a acontecer na região norte do pais, mas sim um espaço oportuno em que todos moçambicanos precisam arranjar forma de ajudar na pacificação do país. Segundo Rafael, “o discurso do presidente da Republica é sempre de apelo aos moçambicanos, a acompanharem e participarem no processo de pacificação do pais e ajudar sobre tudo, na resolução dos entraves que acontece nos cinco distritos de norte do país”. Bernardino Rafael, comandante geral da Policia da republica de Moçambique, que falava momentos depois da cerimonia de deposição de coroa de flores, por efeméride da passagem de 44 anos da dependência de Moçambique, a 25 de Junho de 1975, que teve lugar na manha desta terça-feira na praça dos heróis Moçambicanos em Maputo.

Sorteio da taça de Moçambique dita grandes duelos ao nível do futebol nacional.

Por: Jaime Inácio Sitoe Teve lugar na manhã desta sexta-feira na sede da TMCEL em Maputo, o sorteio dos quartos de final da taça de Moçambique a segunda maior competição ao nível de futebol no país,  a decorrer em duas mãos, sendo que a primeira será no dia 17 de julho e a segunda a 31 de Agosto. Refirir que estão qualificados para os quartos-de-final as seguintes 8 equipas: Desportivo de Maputo, Ferroviário de Maputo, Associação Black Bulls, Clube de Chibuto, União Desportiva de Songo, Liga Desportiva de SofalaT, Textáfricade Chimoio, Ferroviário de Nacala. Eis os jogos os quartos de final da tactde Moçambique edição 2010 Desporivo de Maputo vs Liga Desportiva de Sofala União desportiva do sonho vs Ferroviário de Nacala Textáfrica de Chimoio vs Clube de Chibuto  Associação Black Bulls vs Ferroviário de Maputo 

Mulher Moçambicana cada vez mais longe da intervenção nos Processos Eleitorais avança Gender Links

Por: Jaime Inácio 15 depois da realização das eleições gerais, a Gender Links Moçambique,  uma Organização Não-Governamental que trabalha na defesa pelos direitos e interesses da mulher, convidou nesta sexta-feira a imprensa para apresentação de dados relativos ao papel da mulher moçambicana no quadro político nacional e experiências desta durante o processo eleitoral. A coordenadora do movimento Alice Banze, afirma que os estados assinantes da agenda 2030, no contexto da conquista do terreno e dinamismo por parte da mulher, vem mostrando imperfeição daí a necessidade de constatar o paradigma doravante, resolver o infortúnio. Segundo a fonte, não cabe só a Gender Links mobilizar e dinamizar o empoderamento da mulher em posições de governação ou liderança, como também reconhece o papel da mídia na expansão dos valores que ela garega. Jacinta Namitambo, jornalista Sénior da Rádio Moçambique falou em nome das mulheres jornalistas no país engajados na cobertura de ...